Thiago de Aragao

AMÉRICA LATINA: A divisão geopolítica da América Latina

In Uncategorized on março 2, 2007 at 3:45 pm

1)Bloco Bolivariano: é o bloco de países liderados por Hugo Chávez, que tem como estratégia de poder a crença na construção de um “novo socialismo”, caracterizado por políticas de intervenção na economia para promover o desenvolvimento. Investem no sentimento “anti-americano”. Compõem este bloco os seguintes países: Venezuela, Bolívia, Equador, Cuba e Nicarágua.

2)Bloco Anti-Bolivariano: Embora ele não exista formalmente, começou a ser caracterizado com esse nome, graças à movimentação política dos Estados Unidos na América Latina no último mês. O ojetivo é conter a projeção de poder de Hugo Chávez. A principal tática é o estabelecimento de Tratados de Livre Comércio (TLCs) entre os Estados Unidos e os latino-americanos. Compõem o bloco os seguintes países: Colômbia, Chile, Costa Rica, México e Paraguai. Embora o Paraguai não tenha um TLC firmado, ele recebe bases americanas em seu território.

3)Países com tendência pró-Estados Unidos: Esses países embora não se posicionem claramente contra a política Chavista, na balança de poder pendem para o lado americano, em função da melhora de suas relações, sobretudo as comerciais. No momento estão Peru e Uruguai.

4)Os “outsiders”. Países que jogam sozinho, negociando e barganhando com todos. Em função do acordo para a criação do Banco do Sul e das aproximações com os EUA, a Argentina está como o negiociador puro, com uma leve tendência pró Chávez, graças, principalmente, às aproximações entre Brasil e EUA. Ademais, há a questão Uruguai (que esta em conflito diplomático com a Argentina em função das papeleras) que também está estreitando relações com os EUA.

O outro país é o Brasil, que negocia com todos, mas é indeciso. Está tendendo aos EUA, em função das relações comerciais que estão sendo firmadas para a produção do etanol. Porém, é importante lembrar que na diplomacia brasileira existem divergências quanto uma relação mais estreita com os norte-maericanos.

(Elaborado pela equipe Arko América Latina- americalatina@arkoadvice.com.br)
About these ads
  1. acho que isso é um desrespeito a população, que perde seu tempo lendo bobagens como essas.

  2. ESSAS PESQUISAS ESTAO ERRADAS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: